Diretrizes

Diretrizes para Autores

Colaborações

O projeto editorial da Organicom prevê os seguintes tipos de colaboração:

Artigos inéditos e Pesquisas: até 5.000 palavras, incluindo referências bibliográficas, se houver. Estrutura mínima exigida:

  • Título: no máximo 15 palavras;
  • Resumo: não exceder 80 palavras e até cinco palavras-chave;
  • Introdução;
  • Referencial teórico;
  • Metodologia;
  • Resultados;
  • Discussão e conclusões;
  • Referências.

 

Depoimentos: até 2.500 palavras, incluindo referências bibliográficas, se houver;

Resenhas bibliográficas (livros e monografias): até 1.800 palavras.

  • Devem ter um título original;
  • Devem conter a referência completa da obras analisada: autores ou organizadores, editora, ano de publicação e número de páginas;
  • Devem vir acompanhadas de uma foto da capa da obra resenhada, escaneada com alta qualidade.

 

Idiomas

Serão recebidos textos em português, espanhol, inglês e francês.

Título, resumo e palavras-chave de autores brasileiros devem vir em Português, Espanhol e Inglês.

Título, resumo e palavras-chave de autores de outros países devem vir no idioma original e em inglês, responsabilizando-se a revista pela tradução para o Português.

 

Identificação dos autores

Os autores devem enviar, juntamente com as colaborações, as seguintes informações:

  • Dados acadêmicos relativos a vínculo institucional, cargo, titulação e principais publicações;
  • Histórico profissional;
  • Endereço para correspondência, telefone e e-mail (este último será publicado);

O texto total de identificação dos autores deve conter, no máximo, 1000 caracteres (com espaços), seja para um ou mais autores.

Formatação

O texto deve ser feito no formato Word, em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaço de 1,5 entre as linhas e espaço duplo entre os parágrafos. As margens do texto deverão ter 3 cm.

 

Notas, citações e referências

As notas explicativas devem ser apresentadas no pé da página, em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento.

As fontes de citações devem ser identificadas dentro do texto (fonte, ano e página da citação).

Nas citações e nas referências finais (postas em ordem alfabética) se devem seguir as normas NBR 10502 e NBR 6023da ABNT. Se autores de outros países utilizam um sistema diferente (Vancouver etc.), a revista as padronizará segundo as normas mencionadas.

 

Figuras

As figuras devem ser enviadas em arquivos separados, e numeradas com a devida legenda e referência de autoria (quando reproduzidas). Deve ser indicado seu local de inserção no texto.

Fotografias e mapas, além de organogramas, diagramas e fluxogramas complexos, devem estar em formatos adequados de impressão (300 dpi com 20 cm de largura).

Outros elementos, como quadros, gráficos e tabelas, além de organogramas, diagramas e fluxogramas simples, serão redesenhados e adaptados aos padrões gráficos da Organicom.

 

 

Avaliação

Os originais encaminhados para análise serão submetidos a dois membros do Conselho Editorial para emissão de parecer que avalie o texto a partir de créditos de qualidade, metodologia e adequação aos objetivos e padrões estabelecidos nestas Normas. Dois pareceres favoráveis habilitam o texto para publicação, assim como dois desfavoráveis o invalidam. Um favorável e outro desfavorável levarão a uma terceira consulta. Os responsáveis pela avaliação serão designados de acordo com a linha de pesquisa e o tema desenvolvido pelo autor. Todos os autores receberão informação detalhada sobre o processo de avaliação de seu texto, que pode ser aceito, aceito com ressalvas (alterações ou complementações) ou recusado.

 

Envio

Os autores deverão submeter suas colaborações em formato eletrônico por meio do portal da revista, que utiliza o sistema SEER de publicações. O autor deve cadastrar-se, clicando no ícone CADASTRO, na parte superior da página, e preenchendo o formulário com seus dados – ao final, não se esqueça de selecionar a opção “Cadastrar como – Autor: Poder submeter à revista”. Após concluir seu cadastro, o sistema fornecerá instruções para a efetuação da transferência do trabalho. Para dúvidas ou informações, entrar em contato por email ou telefone.